top of page

QUEM SOMOS?

Surgida na cidade do Gama há mais de 25 anos (1994) e, desde 2019, transferida para a cidade de Brazlândia, a Associação de Apoio à Família, ao Grupo e à Comunidade - AFAGO/DF é uma sociedade civil, sem fins lucrativos e de caráter filantrópico, e atende mais de 60 crianças e adolescentes (de 6 aos 14 anos) em situação de risco e vulnerabilidade social, no turno contrário ao de seus períodos escolares, acolhendo-os juntamente com suas famílias para ações socioeducativas, de apoio social, de convivência e fortalecimento de vínculos. 

Por meio do projeto de apadrinhamento e das parcerias com instituições públicas e privadas, a AFAGO consegue os seus recursos e estrutura para cumprir os seus objetivos, servir às famílias e à comunidade. As doações de todo tipo, recebidas pela AFAGO, permitem o protagonismo de diversas pessoas, contribuindo para um mundo mais justo e ajudando a transformar vidas.

Na AFAGO, as crianças e os adolescentes, suas famílias e a comunidade, encontram um ambiente de apoio e cuidado onde se busca constantemente vivenciar a fraternidade e o amor recíproco. Nessa dinâmica, que garante a igual dignidade de todos, trabalha-se para que cada um se desenvolva integralmente, em suas potencialidades e autonomia, bem como para que os grupos e as famílias sejam fortalecidos. Assim, trabalhando juntos, estando comprometidos uns com os outros, estabelecemos nosso jeito de ser AFAGO.

Nossa finalidade é promover a dignidade, a cidadania e ampliar as oportunidades de crianças e adolescentes, assegurando-lhes direitos fundamentais (tais como educação, alimentação, saúde, cultura, esporte, lazer), apoiando-os na construção de um futuro mais sólido e auspicioso.

Acreditamos e trabalhamos por um mundo cada vez mais unido em sua pluralidade, para que a diversidade humana se encontre com a realidade de ser uma única e imensa família. Por isso, atuamos sem distinções de qualquer natureza, visando revigorar as relações familiares e os laços comunitários, oferecendo um programa socioeducativo, além de atividades diversas e encaminhamentos para as áreas de saúde e formação profissional.  

NOSSA HISTÓRIA

Fruto da espiritualidade do Movimento dos FocolaresA AFAGO-DF nasce em outubro de 1994, como parte de uma ação planetária a favor de crianças em situação de risco e vulnerabilidade social. É criada no ano seguinte ao lançamento mundial do programa de "adoções à distância", realizado no FamilyFest 1993 (Congresso Internacional de Famílias em Preparação ao Ano Internacional da Família da ONU), em resposta ao apelo de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, para que fossem esvaziados os orfanatos do mundo inteiro.  

Atualmente, o programa de "Adoção à distância" foi renomeado "Apadrinhamento" (por não retirar a criança de sua família), sendo uma iniciativa em que indivíduos, famílias e grupos de amigos de diversos países se tornam padrinhos ou madrinhas de crianças ou adolescentes em situação de pobreza e vulnerabilidade social. Os padrinhos e madrinhas criam laços afetivos e ajudam a melhorar as condições de vida dessas crianças através de investimentos financeiros em projetos socioeducativos e de promoção da dignidade humana, fortalecendo vínculos familiares e comunitários.

Por meio da ação dos padrinhos e madrinhas, a AFAGO-DF se ergueu na cidade do Gama (situada a 30 Km a sudoeste de Brasília) e consolidou-se como centro de referência para as famílias e para a comunidade, transformando a vida de milhares de pessoas ao longo de seus 24 anos de permanência naquela localidade. Em 2019, em busca de fidelidade ao seu Ideal e motivada a encontrar os que mais necessitam, a AFAGO lançou-se para outra região do Distrito Federal: Brazlândia (situada a 45 Km a noroeste de Brasília), concluindo assim a sua missão na cidade do Gama. Desde então, ao mesmo tempo que enfrenta os desafios próprios de um recomeço, encontra a riqueza das profundas experiências de transformação humana e já colhe o reconhecimento de sua nova comunidade.  

chiara.jpg
"A fim de que todos
sejam um" Jo 17:21

NOSSAS ATIVIDADES

Nossas atividades são realizadas em três eixos:

Atendimento direto a crianças e adolescentes no turno contrário ao da escola, a partir da realização de oficinas, palestras, reuniões e passeios, tendo como característica a convivência social e comunitária, possibilitando a troca de informações e de experiências, a melhoria do rendimento escolar, a prevenção da violência, a promoção de uma cultura de paz e, sobretudo, a inclusão social. As oficinas são de musicalização, inclusão digital, leitura, corpo e movimento, e visam promover o despertar de habilidades de comunicação e interação, estimulando o desenvolvimento cognitivo, afetivo, sensorial e motor. Tem caráter de educação não formal, são coletivas e com foco na Cidadania e Direitos Humanos.

Acompanhamento das famílias das crianças e dos adolescentes, atendidos por meio de reuniões mensais/bimestrais, visando o fortalecimento de vínculos familiares e o acesso a informações sobre direitos e autocuidado; de visitas domiciliares, no intuito de conhecer a realidade das famílias, prevenir situações de risco e mediar problemas; e de eventos em datas comemorativas ou significativas, buscando fazer crescer a convivência e o espírito comunitário. Existe também o apoio de voluntários que atuam com soluções concretas para as dificuldades e os desafios apresentados pelas famílias.

Difusão de uma Cultura de Paz, por meio do projeto que se baseia no lançamento do DADO DA PAZ, em cujas faces existem frases que ajudam a construir relacionamentos de paz entre todos. Este dado é inspirado nos pontos da ”arte de amar”  que Chiara Lubich propôs às crianças do Movimento dos Focolares. Essa frente de atuação envolve toda a família.

Música
Estimula os diversos aspectos que a música envolve, ampliando-se os conhecimentos musicais das crianças e adolescentes, desenvolvendo neles experiências estéticas, percepções, sensibilida-des e possibilidades de expressão da criatividade.

estudo.jpg
índice.jpg

Dado da Paz
Promove a formação ética com base nos valores da caridade, compaixão, empatia, perdão, generosidade, honestidade, responsabilidade e respeito, fomentando a troca de experiências reais vividas, o espírito de cidadania e uma cultura de Paz.

Corpo e Movimento
Desenvolve a sociabilidade, a consciência do próprio corpo, a noção espacial, a autoestima e importantes valores como a coletividade, a tolerância, o respeito, a lealdade, a responsabilidade, além da conscientização sobre a importância das atividades físicas e mentais para uma vida mais saudável.

IMG_20190723_100441510.jpg

Leitura

Visa proporcionar uma experiência prazerosa com a atividade de ler e, de maneira lúdica, incentiva e estimula a prática e o hábito da leitura.

WhatsApp Image 2020-04-02 at 16.19.25.jp
joagando o dado.jpg

Inclusão Digital
A oficina de inclusão digital tem o objetivo de utilizar os recursos tecnológicos e computacionais para para desenvolver habilidades e aprimorar o seu uso pelas crianças e pelos adolescentes atendidos.

Natal

É realizada, no período natalino, uma campanha de arrecadação de presentes para as crianças atendidas pela Afago. Partindo de cartinhas escritas pelas crianças, passando pelo envolvimento de pessoas da comunidade na adoção de uma carta, até a celebração coletiva com a entrega de presentes e meditações sobre o verdadeiro sentido do Natal.

WhatsApp Image 2019-12-13 at 17.09.15-1.

Encontro de Famílias

Em sua programação anual, a Afago organiza um encontro mensal com as famílias de crianças e adolescentes atendidos. Nos encontros, são conduzidas atividades voltadas para a convivência e o fortalecimento de vínculos.

onibus.jpg

Colônia de Férias

Dentro de sua programação anual, a Afago oferece atividades para o período de férias escolares, possibilitando às crianças atendidas o permanente desenvolvimento de suas potencialidades e a ampliação de seus horizontes.

bottom of page